sábado, 23 de junho de 2007

PONTO DE VENDA: COMO FAZER UMA BOA ESCOLHA

Ponto de Venda: como fazer uma boa escolha
Os conhecidos 4Ps de Marketing, apesar de serem conceitos já muito debatidos, ainda são muito atuais e continuam sendo essenciais para qualquer empresa, especialmente àquelas que precisam de um bom local para operar o seu negócio. Trataremos aqui um pouco sobre o Ponto de Venda.
Essa é uma questão que ainda tira o sono de muitos empreendedores. E, então, como resolver essa delicada questão? Uma boa localização pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. A questão do Ponto não pode e nem deve ser separada dos demais componentes do Marketing, portanto deverá haver coerência entre Ponto (ou Praça), Produto, Preço e Propaganda.
A correta escolha de um ponto de venda deve levar em conta os seguintes fatores: a facilidade de acesso, características da população local, a concorrência direta e indireta que opera na região e, por fim, avaliar o imóvel em si, ou seja, se o mesmo tem condições de acomodar o empreendimento.
No atributo acesso, deve-se conferir os seguintes aspectos: - Facilidade de acesso por meio de transportes coletivos; - Se a rua é conhecida ou não; - Corrente de tráfego para não obrigar o cliente a cruzar a pista contrária; - Não obrigar o cliente a percorrer trajeto mais longo para encontrar balões / retorno; - Compradores motorizados não gostam de dirigir em vias onde haja tráfego ruidoso de caminhões e ônibus parando e saindo constantemente; - Estacionamento no local do imóvel ou bem próximo; - Facilidade de visibilidade da loja (loja situada após uma curva, onde só é visível quando o tráfego já se encontra em cima da entrada para o estacionamento, pode ser considerada de acesso fraco); - Barreiras geográficas (pontes, rios, mar, ferrovias, montanhas, etc).
Outro atributo muito importante é a população, sobre a qual deveremos considerar: - Verificação do nível de renda; - Consumidores em potencial (nível de hábitos e comportamento de compra, locais onde realizam suas compras, grau de fidelidade com estes locais, freqüência, motivos que os levam até os locais, quais pontos fortes e fracos destes locais).
Já no que se refere a concorrência, considerar os seguintes aspectos: - Deve ser avaliada em razão das suas estratégias de localização, isto é, deve ser entendido para onde tem geograficamente sido a expansão, ou mesmo fechamento, das lojas dos seus principais concorrentes; - Cabe destacar também que aquilo que às vezes parece "ser" não é de fato; - A proximidade de lojas com produtos semelhantes (concorrentes diretos) é benéfica para vários segmentos de mercado.
Em São Paulo, temos alguns exemplos de corredores comerciais que há muito tempo são conhecidos dos consumidores, tais como: - Rua da Consolação (lustres e luminárias); - Rua Florêncio de Abreu (ferragens e ferramentas); - Rua Sta Efigênia (produtos eletrônicos); - Rua 25 de Março (tecidos); - Rua São Caetano (vestidos de noivas); - Bairro dos Campos Elíseos (auto peças).
Por fim, resta analisarmos as características do IMÓVEL que acomodará o seu empreendimento, as quais são: - Indique a área ideal para sua loja em m2; - O imóvel tem Xm2; - Térreo é melhor que sobrado ou prédio; - Fachada livre para ser explorada visualmente (sem postes ou árvores); - Salão fácil de ser dividido para encaixe da planta de sua loja; - Imóvel limpo, arejado, com pintura nova; - Bem iluminado internamente; - Não deve ser área considerada perigosa no período noturno; - Fluxo bom de pessoas em frente a loja.
Bem, depois deste trabalho, você estará pronto para iniciar o seu empreendimento ou começar uma vida nova em seu novo ponto. Sucesso a você e excelentes vendas!
João Abdalla Neto Consultor de Marketing - Sebrae-SP

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